quinta-feira, 5 de abril de 2012

Gemelação


Olá pessoal

Apresento aqui o vídeo elaborado pelos alunos da MED89 André, Aline, Elizandra e Havana sobre Gemelação. Peço aos alunos da MED90 Carolina e Henrique que comentem sobre o trecho de 01:16 a 03:35. Peço, ainda, aos alunos Guilherme, Priscilla, Juliana M. e Letícia que comentem sobre a posição do âmnio nos modelos apresentados.

Usei para ilustrar esse post a imagem dos anjos do quadro Madonna Sistina de Rafaello Sanzio por parecerem gêmeos e por acreditar que os anjos representam muito bem as palavras abaixo.

"Precisamos enxergar além do que vemos, com os olhos do coração, da 
imaginação, para que possamos transpor as barreiras do visível
e assim atingir o (até então) inatingível."
Elizandra Cola - MED89 


Mônica A.

PS.O trecho entre parênteses foi pitaco meu. Desculpe Elizandra, mas não resisti. ;-)

5 comentários:

  1. O vídeo representa de uma forma clara e sucinta o desenvolvimento de um embrião até a formação dos anexos fetais, no entanto há um equivoco quanto ao posicionamento do âmnio. Este aparece no vídeo abaixo da parte materna da placenta, porém o âmnio, delgado e logo após o parto brilhante, localiza-se na verdade revestindo todo o espaço no qual o feto entra em contato, assim o mesmo deveria ser apresentado revestindo: cordão umbilical e parte fetal da placenta.

    ResponderExcluir
  2. Nos modelos apresentados, há um equívoco na posição do âmnio. De acordo com o mostrado no vídeo, o âmnio reveste o embrião e envolve toda a placenta. No entanto, após o dobramento do embrião, o âmnio localiza-se na superfície ventral, onde oblitera a cavidade coriônica e forma o revestimento do cordão umbilical. Logo, o âmnio deveria ser visto no vídeo envolvendo apenas o embrião.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com as sábias palavras dos meus colegas de sala, o equívoco do vídeo encontra-se na posição do âmnio. Este importante anexo embrionário é erroneamente representado envolvendo o embrião e a placenta como um todo. Como sabemos, no entanto, o âmnio na verdade envolve o embrião e apenas a parte externa do cordão umbilical e a parte fetal da placenta.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, Juliana M. e Guilherme.

    De uma forma ou de outra todos vocês destacaram a "parte que envolve o embrião". Se referiam à membrana amniocoriônica?

    Mônica A.

    ResponderExcluir